-
Arquitetos: B2 Architecture
- Área: 250 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Alex Shoots Buildings
-
Fabricantes: Herman Miller, BePureHome, Bomma, Dřevopodnik Holešov, Lappa design, Morávek, Petrof Pianos, Starsun, TON
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os Kabelovna Studios estão localizados em uma antiga fábrica de cabos elétricos no distrito de Holesovice, no coração de Praga, República Tcheca. A instalação, que foi construída em 1908, faz parte da colônia de trabalhadores de Praga desde a década de 1870. Desde então, a área se desenvolveu em torno da antiga fábrica, preservando a atmosfera industrial que existe dentro do quarteirão que a abriga. A sala onde estão instalados os estúdios reúne várias entidades artísticas: um designer de moda, um pintor, uma empresa de produção de serigrafias e por último os estúdios de gravação, criando assim um ambiente criativo vibrante.
Este é um novo conceito para o ambiente de pós-produção e gravação de música: estúdios que conectam uma autêntica estética industrial com elementos naturais de luz que passam por grandes claraboias e divisórias de vidro bem posicionadas. Tudo isso enquanto as paredes de tijolo restauradas desta antiga fábrica não apenas funcionam perfeitamente com os requisitos acústicos de um estúdio de gravação moderno, mas completam o espaço lindamente. Sem falar que essas paredes são complementadas pelas propriedades difusoras dos painéis acústicos e pelos tetos inclinados de cinco metros de pé direito.
Encantados com o caráter forte e o genius loci do local, os arquitetos decidiram destacá-lo o máximo possível. Um novo piso de pedra bege unifica o espaço e permite que as paredes e outras texturas e elementos existentes se tornem o ponto focal. O preto foi usado para as novas adições, como as portas ou equipamentos técnicos, e também para atuar como fundo para as peças de mobiliário mais antigas e as luminárias personalizadas.
A organização espacial é simples e intuitiva. Começa com uma grande sala de convívio, ou melhor, a sala de estar do estúdio que se encontra na parte mais alta do salão. Ele recebe os hóspedes com uma mesa de recepção, uma área de estar e uma linha de cozinha, enquanto os estúdios de gravação são acessíveis por trás de portas parcialmente envidraçadas.
A “sala de estar” é dominada por um lustre Bomma Orbital que flutua sobre uma mesa de madeira maciça que aumenta ainda mais a sensação de altura no espaço. As plantas, que se estabelecem livremente sobre as paredes pretas, separam a recepção do resto dos habitantes do salão e estão alojadas em vasos cuidadosamente escondidos. Cada estúdio de gravação está equipado com sua própria cabine de gravação.
O mobiliário remodelado e a composição geral do espaço criam um ambiente inspirador e acolhedor. Os assentos são uma combinação de assentos de couro reciclado e poltronas de couro preto da década de 1970. Os assentos dobráveis, antes usados em um teatro, são colocados na “sala de estar” do estúdio para incentivar mais convidados a fazer parte das inevitáveis festas. As luzes de neon, projetadas pelos arquitetos, também são um aceno para a função do estúdio. Um visual das grandes ondas sonoras quentes que dominam os tetos dos estúdios de gravação e mudam constantemente à medida que se movem pelo espaço. Essas delicadas estruturas são adornadas por um número neon atribuído a cada estúdio e convidam os artistas a explorar a sala.